PAULO AFFONSO SOARES PEREIRA

LIVROS

 

         

 

   Rios, Redes e Regiões é um livro que procura conceituar desenvolvimento sustentável e sustentabilidade, a partir de suas diversas origens. O título, uma licença poética, implicitamente faz essa síntese.

   A obra se vale das mais diversas disciplinas, a filosofia, o direito, a ecologia, a administração, a geografia, a política, a economia, a sociologia, a história ... enfim, é transdisciplinar. Essa é uma de suas duas características principais.

   A outra, mais visível ao final, é o seu carácter prático, concreto, expresso através de uma série de propostas, onde à visão transdisciplinar dos capítulos iniciais é aplicada uma série de ações transsetoriais.

   Assim, a obra, como um todo, transita do teórico à práxis, não sendo apenas um livro que teoriza sobre sustentabilidade, como também não se restringe a ser uma obra de carácter prático.

   É um livro de referência geral, seja pelo tratamento teórico original, seja pela qualidade e pela articulação das propostas nele contidas.

   Trata-se de um trabalho que, de certa forma, resgata a visão enciclopedista, iluminista, sem a qual não poderemos articular e harmonizar as mais diversas disciplinas e setores da atividade humana, que cada vez mais se desenvolve, trazendo à humanidade possibilidades imensas.

   Por outro lado, a desarticulação entre essas atividades gera riscos, também imensos, os quais só serão minimizados pelo conhecimento transdisciplinar por parte de todos, inclusive pelos especialistas.

   O mesmo se dá quanto à atividade pública, que só será verdadeiramente democrática quando a informação e, portanto, a visão transsetorial estiver disseminada pela população.

   Enfim, este livro é dirigido a todos.

 

   O LIVRO RIOS, REDES E REGIÕES TEVE SUA PRIMEIRA EDIÇÃO EM NOVEMBRO DE 2000 PELA EDITORA AGE  E PODE SER ADQUIRIDO EM GRANDE NÚMERO DE LIVRARIAS DO BRASIL.

   RIOS, REDES E REGIÕES TAMBÉM PODE SER ADQUIRIDO ATRAVÉS DO FUNDO EDITORIAL DA ABES - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL.

 

CLIQUE AQUI PARA VOLTAR PARA A PÁGINA PRINCIPAL